As estratégias usadas para o desenvolvimento das competências com base nos conteúdos de Ciências no currículo atual, foram escolhidas para valorizar um papel mais ativo dos alunos no processo de aprendizagem.Dentre as estratégias está a resolução de problemas experimentais.Como realizar os experimentos, partindo do pressuposto que a maioria das escolas não possuem laboratório com os recursos necessários?Como você professor está fazendo para dar conta dessa tarefa?
2 participantes
Articulação entre teoria e prática no ensino de Ciências
Jael de Almeida Camargo- Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/03/2009
calufa- Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/03/2009
Localização : IPORANGA
- Mensagem nº2
TEORIA E PRATICA
OLA tudo bem?
FALANDO DE AULAS PRATICAS
O ambiente da-se um jeito. A maioria dos materias das aulas práticas sao faceis de se conseguir, mas quando falta algum objeto e alguma soluçao( substancia) e objetos que nao tem como substituir. O que sugeres? Por exemplo esses dias precisei de um termometro e precisei adiar a pratica.
bjos! ATE MAIS
FALANDO DE AULAS PRATICAS
O ambiente da-se um jeito. A maioria dos materias das aulas práticas sao faceis de se conseguir, mas quando falta algum objeto e alguma soluçao( substancia) e objetos que nao tem como substituir. O que sugeres? Por exemplo esses dias precisei de um termometro e precisei adiar a pratica.
bjos! ATE MAIS
Jael de Almeida Camargo- Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/03/2009
- Mensagem nº3
Aulas práticas
Caro professor,
O que tenho sugerido são adaptações desses recursos ou adequações. Por exemplo, na situação em que seria necessário o termômetro de alcool, realizar a atividade prática e pedir para que um aluno sinta através do toque que a água aqueceu, concluindo para todos que a queima do alimento liberou o calor necessário para isso, e que essa prática simula o que acontece gradualmente no organismo.
Seria interessante não pular nenhuma atividade prática e na falta do recurso explicar ao aluno os motivos( a escola não possui, procurei, pesquisei e não consegui...). Enfim, sempre fique atento aos temas, conceitos , habilidades e o que você deverá avaliar, para poder buscar outros meios.
O que tenho sugerido são adaptações desses recursos ou adequações. Por exemplo, na situação em que seria necessário o termômetro de alcool, realizar a atividade prática e pedir para que um aluno sinta através do toque que a água aqueceu, concluindo para todos que a queima do alimento liberou o calor necessário para isso, e que essa prática simula o que acontece gradualmente no organismo.
Seria interessante não pular nenhuma atividade prática e na falta do recurso explicar ao aluno os motivos( a escola não possui, procurei, pesquisei e não consegui...). Enfim, sempre fique atento aos temas, conceitos , habilidades e o que você deverá avaliar, para poder buscar outros meios.
|
|